13 de fevereiro de 2009

O MayDay Porto está a chegar!


No passado dia 10 de Fevereiro, mais de 50 pessoas responderam a um apelo lançado pelo FERVE para se pensar a realização de um MayDay no Porto.

De há uns anos a esta parte, diversos países têm vindo a assinalar o dia
1 de Maio, Dia do Trabalhador/a, alertando especificamente para a situação dos/as trabalhadores/as precários/as. Esta iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, em 2007.

A assembleia do MayDay Porto contou com a presença do Tiago Gillot, dos
Precários Inflexíveis, que apresentou aquilo que tem sido feito em anos anteriores em Lisboa. Muitas pessoas falaram e deram a sua opinião e contributo. O entusiasmo foi contagiante e a assembleia decidiu avançar com o processo, marcando a primeira acção para o dia 20 de Fevereiro.

O precariado está aí, vai revelar-se e sair à rua!

É aí que a expressão do descontentamento do precariado se mostra, com uma parada que agrega trabalhadores/as sujeitos/as às actuais expressões da desregulação laboral: falsos recibos verdes, contratos a prazo, intermitência no espectáculo, desemprego, precariedade, trabalho temporário ou estágios sem remuneração.

O Mayday Porto pretende ser um espaço de luta, que dê visibilidade às vidas precárias e que dê às pessoas confiança contra o medo instalado.

A próxima assembleia do MayDay é já no próximo dia 2 de Março, nos Maus Hábitos, e todos são bem vindos para fazer este caminho. Aparece!

Curiosidade... MayDay é um termo utilizado nas comunicações radiofónicas, marítimas ou aeronáuticas que significa "urgência" ou "socorro" e que deriva do francês "m'aidez" (ajudem-me).

1 comentário:

Anónimo disse...

Porto - 1.º Maio! Viva a criatividade! Viva o mp3...as cassetes já eram! A mensagem passou com muita qualidade!
Parabéns