9 de abril de 2009

"O que é o MayDay?" - Debate em Vila do Conde - 29 de Março de 2009




No dia 29 de Março, o MayDay saiu do Porto e foi até Vila do Conde apresentar-se e discutir com todos os presentes "Quanto vale um precário".

O debate ocorreu à tarde e contou com a participação de 4 membros do MayDay: Luisa Moreira, Susana Vassalo, Isabel Lhano e Luís Silva.

Para além da apresentação do movimento do MayDay, dos seus objectivos, formas de luta e das principais acções agendadas, abordaram-se também as diversas formas da precariedade laboral e os números assustadores que fazem da nossa luta uma urgência. Toda esta discussão foi acompanhada por um enquadramento do fenómeno da precariedade no contexto económico e político actual.

Se a precariedade no trabalho é um flagelo transversal a todo o país, Vila do Conde tem vivido nos últimos tempos o drama do fecho da macro-estrutura da Quimonda (que emprega cerca de 1700 trabalhadores), assim como o colapso de todas as outras pequenas e médias empresas dependentes desta "empresa-mãe".
Trazer estes temas à discussão foi, pois, crucial neste contexto de crescente perda, seja ela do próprio trabalho ou dos direitos sociais que deveriam assistir a todos.

À noite, foi exibido o filme "Lefteria=Liberdade", de Tiago Afonso. A partir das especificidades do contexto da revolta grega, debateram-se, depois, e na presença do realizador, novas formas de luta contra a crescente degradação dos direitos dos trabalhadores em Portugal.



Porque não nos convencem de que a precariedade é um fenómeno inevitável da realidade contemporânea.
Porque queremos discutir novas formas de intervenção e modelos de protecção do trabalho.
Porque queremos vencer o medo instalado.
Porque o MayDay Porto veio alargar esta importante luta ao Norte do país, estes debates são essenciais ao movimento.
Porque queremos mostrar quem somos, porque queremos ouvir-vos e ouvir-mo-nos a todos é crucial, porque queremos lutar por todos e com todos os precários.

PORQUE SOMOS DOIS MILHÕES, FAÇAMOS OUVIR A FORÇA DA NOSSA VOZ!

Sem comentários: