27 de fevereiro de 2009

60% de aumento nos Despedimentos Unilaterais

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de despedimentos unilaterais aumentou em janeiro deste ano 59% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, 14.700 pessoas terão sido vítimas deste tipo de despedimento no primeiro mês de 2009. Jovens trabalhadores recém-licenciados e com vínculos laborais precários são as principais vítimas.

O número de despedimentos em Portugal continua a crescer em ritmo acelerado e novos dados divulgados pelo IEFP revelam que os despedimentos unilaterais registados em janeiro de 2009 representam um aumento de quase 60% em relação aos verificados no mesmo mês de 2008. Nesse mês foram unilateralmente despedidas foram despedidas 14.700 pessoas, o valor mais alto dos últimos seis anos em Portugal.

Segundo os dados disponibilizados, o número mensal de despedimentos ultrapassou em setembro passado os dez mil, tendo, a partir dessa altura, crescido todos os meses.

O aumento do número de despedimentos também se verificou nos chamados 'despedimentos por mútuo acordo', que em Janeiro de 2009 registaram um acréscimo de 77,5% em relação ao que se tinha verificado no mesmo mês de 2008. No entanto, o peso deste tipo de despedimento no total é relativamente baixo, tendo afectado 2.300 pessoas em janeiro passado.

Segundo a análise do IEFP, a maior parte dos despedimentos incide sobre jovens recém-licenciados com vínculos precários, cujos contratos não são renovados.

Sem comentários: